O que é a segurança em nuvem?
Quando pensamos em segurança na nuvem, vale lembrar que todos os conceitos de Segurança da Informação relativos aos servidores on-premise, ou seja, todas as rotinas de cibersegurança que se aplicam a servidores físicos das instituições proprietárias, precisam ser levados em consideração. No entanto, existem novos aspectos que também demandam atenção, como veremos no texto.
O que diferencia os dois cenários é que, na realidade, a computação em nuvem se beneficia da virtualização de servidores para a distribuição de seus serviços, por meio da disposição contínua das informações em dispositivos conectados à internet. O que implica em uma preocupação menor com infraestrutura de TI.
Por que a segurança na nuvem é importante?
A computação em nuvem dá às empresas acesso a um novo patamar; um atendimento ao cliente de nível superior, garantindo coleta e armazenamento de dados aprimorados, flexibilidade de nível superior por meio de trabalho remoto e escalabilidade rápida, conveniência de nível superior por meio de sistemas interconectados com compartilhamento rápido de dados e arquivos.
Há certos riscos de erros de configuração e o perigo sempre presente de criminosos cibernéticos para que o ambiente de nuvem de qualquer empresa retenha uma segurança eficaz. É aí que a segurança na nuvem entra em cena. Com a segurança na nuvem, você pode melhorar o nível de proteção de seus ativos digitais e mitigar os riscos associados a erros humanos, reduzindo a probabilidade de que sua organização sofrerá uma perda prejudicial devido a uma violação evitável.
Add a Comment